CERTIFICADOS | TEXTOS| PROGRAMAÇÃO | LOCAL | CONTATOS | FOTOS| PÁGINA INICIAL
Site da SBM Site da UFBA

Exposições de Modelos concretos: Resumos/Objetivos


E1: Exposição de modelos do Laboratório de Ensino de Matemática da UFBA.

Objetivos: Expor os modelos do Laboratório de Ensino de Matemática na II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. Promover integração de alunos e professores da UFBA com diversas instituições de ensino de Matemática. Promover intercâmbio entre professores de outras instituições através do incentivo de atividades de laboratório de ensino de matemática.

Resumo: O Laboratório de Ensino de Matemática da UFBA, LEMA-UFBA, produz vários modelos concretos e desenvolve atividades que facilitam a aprendizagem da Matemática, motivando alunos e professores. Atende a vários cursos de graduação da UFBA da área de exatas, e com seus recursos didáticos intensifica a integração do Departamento de Matemática com alunos e professores do ensino Fundamental, Médio e Superior de outras instituições. Também orienta professores interessados em montagem de laboratório de ensino de Matemática. O LEMA-UFBA realizou uma exposição na I Bienal da SBM, apresentando 81 modelos concretos, totalizando 359 peças. Durante todo o período da I Bienal da SBM, essa atividade proporcionou uma grande troca de experiências entre alunos e professores de Matemática da UFBA com os de outras instituições do país. A exposição do LEMA-UFBA na II Bienal da SBM, como na I Bienal, abrangerá os níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Serão expostos cerca de 130 modelos concretos, envolvendo tópicos de Álgebra, Análise Combinatória, Cálculo, Estatística, Geometria Analítica, Geometria Diferencial, Geometria Espacial, Geometria Plana, História da Matemática, Topologia e Trigonometria (ver anexo II). Durante toda a Exposição, a equipe formada por professores, artista plástica e alunos (ver anexo I) explicarão aos visitantes a utilização dos modelos e o método de sua elaboração proporcionando dinâmica à visitação. A Exposição deve começar às 14:00h do dia 25/10 e terminar às 12:00h do dia 29/10/2004. Foi reservado o Centro de Convivência da UFBA para abrigar à Exposição do LEMA-UFBA e exposições de outras instituições.

Retornar


E3:  Exposição de modelos da "MATEMATECA" do IMEUSP.

Objetivos: Expor os modelos do acervo em formação da "Matemateca" do IMEUSP. - Promover a discussão de tópicos elementares e avançados através dos objetos expostos.

Resumo: Compreender a natureza que nos cerca e a busca de soluções para problemas práticos têm sido as grandes fontes de motivação para o desenvolvimento da Matemática. Uma vez posto em marcha, o processo criativo ganha vida própria e transcende seus objetivos iniciais de uma aplicação imediata, criando um enorme edifício de conhecimento acumulado (às vezes por séculos de pesquisa). Por razões históricas, a educação matemática costuma apresentar esse edifício já construído. Aos estudantes são apresentados muitos fatos matemáticos, e pouca ênfase é dada em como aplicá-los ou nos processos criativos envolvidos no seu desenvolvimento.No ensino superior, há um pressuposto de que o aluno é capaz da abstração necessária e pode ser exposto ao conteúdo Matemático formal, sem maiores preocupações. É verdade que, para os matemáticos, as teorias, os conceitos e as demonstrações têm uma beleza intrínseca que, para ser apreciada, bastam a pureza da lógica e a abstração. O risco que se corre é passar a idéia de que a Matemática se resume a um sistema de conclusões, tiradas de definições, regras e silogismos, sem meta ou motivo. Parece-nos razoável imaginar que a um estudante exposto às motivações práticas e às aplicações de uma teoria matemática seja mais fácil entender seu desenvolvimento. Nesse quadro, a necessidade do formalismo se torna mais natural, permitindo compreender como, historicamente, a análise lógica conduz a uma compreensão mais profunda dos feitos matemáticos, de sua interdependência e da essência dos conceitos envolvidos. Não se trata, portanto, de defender uma visão prática em detrimento da teórica, mas justamente de passar ao estudante a idéia de que o conhecimento Matemático é construído a partir deste fluxo contínuo de interações entre aplicação e abstração, modelo e teoria, análise e construção.Nossa proposta é desenvolver na "Matemateca" objetos trabalhando temas de interesse para o ensino da Matemática no terceiro grau, seja para alunos da própria área ou de áreas afins. O projeto se iniciou há muito pouco tempo, mas temos alguns materiais interessantes e instigantes. Expô-los na Bienal da SBM seria uma oportunidade de mostrar nosso trabalho e, sobretudo, trocar idéias com colegas envolvidos no ensino da matemática em todos os níveis.


Retornar



E4: Modelos Concretos para o Ensino da Estatística.

Objetivos: Apresentar material didático e modelos concretos probabilísticos visando o ensino da Estatística; Facilitar a compreensão dos alguns conceitos estatísticos através de material concreto; Promover a integração entre os alunos e professores de Estatística e Matemática.

Resumo: Conceito de probabilidade; modelos probabilísticos; apresentação gráfica de dados reais; inferência estatística, amostragem e regressão. Serão expostos ao público material didático e modelos concretos probabilísticos que facilitam a apreensão dos principais conceitos utilizados pela Estatística, mostrando sua aplicação em dados reais. Durante a exposição, professores e alunos do Curso de Bacharelado em Estatística ficarão à disposição para prestar esclarecimentos aos interessados quanto à utilização e manuseio do material. Está prevista a apresentação dos seguintes materiais: kit normal; kit normal bivariada; kit inferência; kit proporções; kit regressão.


Retornar




E6: A importância da inter-relação existente entre a geometria e a sstruturas das substâncias químicas.

Objetivos: Expor modelos concretos, mostrando as inter-relações entre a Geometria e as estruturas químicas.

Resumo: Este trabalho consiste na construção de modelos concretos e práticos como forma de motivação e concretização dos conceitos matemáticos existentes nas estruturas e nas propriedades dos compostos químicos. Pretende-se, assim, expor a importância da geometria nas estruturas das substâncias, na reatividade e na cinética das reações, enfatizando a relação entre a Matemática e a Química.

Retornar