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Mesas-Redondas: Resumos/Objetivos |
Objetivos: Debater com representantes da sociedade civil o papel da matemática no desenvolvimento da sociedade e da democracia. Resumo: O problema do ensino de matemática só pode ser resolvido se a sociedade quiser. A mobilização da sociedade para resolvê-lo é difícil, requer empenho, e demanda um profundo conhecimento do problema em si, e mais, em entendimento claro de porque isso é um problema para a sociedade. É certo que isso é uma escolha que depende do tipo de sociedade que se almeja. Se essa clareza não e alcançada, o problema não existe e nada há a ser resolvido. Portanto, o primeiro passo para resolver o problema do ensino de matemática é investir esforços para que os atores sociais, incluindo os matemáticos, mas certamente não apenas eles, percebam com muita clareza que a matemática e seu ensino se revestem de importância para a sociedade.Neste sentido, O The National Council on Education and the Disciplines
(NCED), dos Estados Unidos, formou uma comissão com o objetivo de analisar o significado da alfabetização numérica na sociedade contemporânea (leia-se sociedade americana). Esta comissão produziu um documento sucinto (22 paginas) intitulado The case for quantitative
literacy. Alem disso, o NCED convidou 12 outros profissionais de diversas áreas do conhecimento e de atuação para analisar e comentar o documento. Todo esse trabalho esta retratado no livro Mathematics and
Democracy- The case for quantitative literacy, NCED, 2001. Retornar
Objetivos: Pretende-se fazer uma análise dos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio da Matemática. Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são
baseadas na Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e
na Lei de Diretrizes e Base (LDB) para o Ensino Básico e tem como
objetivo central definir os princípios norteadores e orientações
pedagógicas para a elaboração dos currículos das escolas. Retornar
Resumo:
Objetivos: Discutir: o papel do livro didático no ensino da Matemática; a qualidade dos livros existentes e avaliação do MEC. Resumo: A mesa é composta do coordenador da comissão do MEC para avaliação dos livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental e da respectiva comissão para o Ensino Médio, professor Paulo Figueiredo Lima, e dos coordenadores adjuntos desta última, professores Verônica
Gitirana, Geraldo Ávila e Alciléa Augusto. O maior interesse nessa mesa redonda está na troca de opiniões, informações e sugestões. As comissões avaliadoras têm um grande interesse em conhecer as vantagens e desvantagens, os acertos e os erros do programa. Por outro lado, os educadores devem ter algumas indagações e muitas informações e sugestões. Muitas delas precisam ser transmitidas aos órgãos responsáveis pelo desenvolvimento dos programas de distribuição do livro didático. Essa mesa redonda pretende criar uma oportunidade em que isso seja feito. Há outras oportunidades e outras condições em que isso pode ser feito e a Revista está apresentando esta.
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