CERTIFICADOS | TEXTOS| PROGRAMAÇÃO | LOCAL | CONTATOS | FOTOS| PÁGINA INICIAL
Site da SBM Site da UFBA

Mesas-Redondas: Resumos/Objetivos


MR1: A Matemática que Faz Bem à Sociedade.

Objetivos: Debater com representantes da sociedade civil o papel da matemática no desenvolvimento da sociedade e da democracia.

Resumo: O problema do ensino de matemática só pode ser resolvido se a sociedade quiser. A mobilização da sociedade para resolvê-lo é difícil, requer empenho, e demanda um profundo conhecimento do problema em si, e mais, em entendimento claro de porque isso é um problema para a sociedade. É certo que isso é uma escolha que depende do tipo de sociedade que se almeja. Se essa clareza não e alcançada, o problema não existe e nada há a ser resolvido. Portanto, o primeiro passo para resolver o problema do ensino de matemática é investir esforços para que os atores sociais, incluindo os matemáticos, mas certamente não apenas eles, percebam com muita clareza que a matemática e seu ensino se revestem de importância para a sociedade.Neste sentido, O The National Council on Education and the Disciplines (NCED), dos Estados Unidos, formou uma comissão com o objetivo de analisar o significado da alfabetização numérica na sociedade contemporânea (leia-se sociedade americana). Esta comissão produziu um documento sucinto (22 paginas) intitulado The case for quantitative literacy. Alem disso, o NCED convidou 12 outros profissionais de diversas áreas do conhecimento e de atuação para analisar e comentar o documento. Todo esse trabalho esta retratado no livro Mathematics and Democracy- The case for quantitative literacy, NCED, 2001.
O objetivo da mesa redonda que me proponho a organizar é convidar 4 profissionais de diferentes áreas além de mim para refletir sobre o papel da matemática na sociedade brasileira contemporânea partindo da analise do documento The case for quantitative literacy, enquanto aplicado ao contexto nacional, cada um dos participantes da mesa preparando também seus comentários por escrito para registrar a análise. Cada membro da mesa redonda teria 15 minutos para fazer uma apresentação e o tempo restante, 45 minutos, seria utilizado para debate com a audiência.

 Retornar


MR2: Diretrizes e parâmetros curriculares para a Matemática do Ensino Médio.

Objetivos: Pretende-se fazer uma análise dos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio da Matemática.

Resumo: 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são baseadas na Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e na Lei de Diretrizes e Base (LDB) para o Ensino Básico e tem como objetivo central definir os princípios norteadores e orientações pedagógicas para a elaboração dos currículos das escolas.
Desde a sua implantação após 1998, várias discussões e questionamentos foram colocados tanto por especialistas quanto pelos próprios professores.
Atualmente, o MEC está promovendo um grande debate e fazendo uma ampla revisão, buscando detectar falhar e implementar ações que possam contribuir para a melhoria do ensino básico no País.
Para isso, as sociedades científicas foram também  convidadas a darem a sua contribuição. Neste sentido, desde 2003 a Sociedade Brasileira de Matemática participa do Fórum do Currículo do Ensino Médio.

 Retornar


MR3: Currículo de Licenciatura.

Objetivos: 

Resumo: 


Retornar


MR4: O papel e a qualidade do livro didático no ensino de Matemática.

Objetivos: Discutir: o papel do livro didático no ensino da Matemática; a qualidade dos livros existentes e avaliação do MEC.

Resumo: A mesa é composta do coordenador da comissão do MEC para avaliação dos livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental e da respectiva comissão para o Ensino Médio, professor Paulo Figueiredo Lima, e dos coordenadores adjuntos desta última, professores Verônica Gitirana, Geraldo Ávila e Alciléa Augusto. O maior interesse nessa mesa redonda está na troca de opiniões, informações e sugestões. As comissões avaliadoras têm um grande interesse em conhecer as vantagens e desvantagens, os acertos e os erros do programa. Por outro lado, os educadores devem ter algumas indagações e muitas informações e sugestões. Muitas delas precisam ser transmitidas aos órgãos responsáveis pelo desenvolvimento dos programas de distribuição do livro didático. Essa mesa redonda pretende criar uma oportunidade em que isso seja feito. Há outras oportunidades e outras condições em que isso pode ser feito e a Revista está apresentando esta.

Retornar