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Oficinas: Resumos/Objetivos

 

OF1: Problemas elementares divertidos e desafiadores

Proporei alguns problemas do meu livro “É divertido resolver problemas” para grupos de 4 a 5 “alunos”. Após as discussões que se seguirão mostrarei as soluções e farei algumas observações.

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OF2: GroupExplorer: um software (gratuito) para a exploração visual da teoria de grupos.

É senso comum que um curso em teoria de grupos seja conduzido, por via de regra, com pouco ou nenhum uso de figuras. Acreditando que o emprego de recursos visuais e de interação gráfica aliado aos métodos tradicionais (definições, teoremas e demonstrações) possa proporcionar uma nova perspectiva no ensino e aprendizagem da teoria de grupos, os pesquisadores Nathan Carter, Douglas Hofstadter e Brad Emmons, da Universidade de Indiana em Bloomington (EUA), confeccionaram o GroupExplorer , um software gratuito para a exploração visual da teoria de grupos (http://neville.math.indiana.edu/~nathan/groupexplorer). O programa permite que o usuário interaja diretamente com o diagrama de Cayley de um grupo, manipulando e percebendo visualmente a ação combinada de cada gerador (a figura 1 mostra o programa com o grupo S3 carregado). Além do diagrama de Cayley, o usuário também pode ver a representação simultânea dos elementos do grupo como uma permutação ou em uma tabela multiplicativa.O programa vai mais além: para cada grupo, é possível exibir os objetos de simetria (isto é, objetos que são invariantes pela ação do grupo), o centro do grupo, o subgrupo dos comutadores, a classe de conjugação de um elemento, o centralizador de um elemento, as classes laterais, o normalizador de um subgrupo e subgrupos definidos pelo usuário (neste sentido, GroupExplorer também funciona como uma excelente calculadora!). Com estes recursos, o software oferece um aparato visual sofisticado para a exploração dos vários conceitos e idéias da teoria básica de grupos: grupos comutativos, grupos simples, grupos cíclicos, classes laterais, subgrupos normais, grupos quocientes, o teorema de Lagrange, o teorema fundamental dos grupos abelianos, o primeiro teorema de Sylow. Com o software, o aluno dispõe de um ambiente onde ele pode conjecturar propriedades e encontrar contra-exemplos! Neste trabalho, pretendemos apresentar a comunidade acadêmica o programa, seus recursos, potencialidades e, também, compartilhar a experiência do uso do GroupExplorer em um curso de teoria de grupos para alunos do curso de matemática.

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OF3: Um software de domínio público – MPP – como apoio pedagógico no ensino da Disciplina Cálculo Diferencial e Integral de funções reais de uma ou duas variáveis reais.

Obtenção do gráfico de funções de uma ou duas variáveis. Construções gráficas de soluções de equações f(x,y)=0. Retas tangentes a gráficos de funções definidas implicitamente. Vetores gradientes (visualização). Curvas de nível (visualização). Integrais de funções de uma variável. Visualização dos métodos. Integrais iteradas. Visualização das regiões de integração. Em coordenadas cartesianas e polares. Planos tangentes. Integrais triplas. Somas finitas de muitas parcelas.


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OF4: Planificação de pirâmides e de prismas oblíquos

A construção de um modelo concreto de um poliedro pode ser obtida a partir de uma planificação do referido poliedro, seguida de cortes, dobraduras e colagens adequadas. Essa oficina apresentará planificações de pirâmides e prismas, que tenham como base polígonos convexos, determinando as medidas necessárias para essas planificações. Supõe-se que são conhecidas as medidas das arestas laterais ou da altura e a projeção dos vértices no plano da base. Tendo em vista que as faces laterais de pirâmides e prismas são, respectivamente, triângulos e paralelogramos, inicialmente, será lembrado o processo de construção desses polígonos, com régua e compasso, utilizando como medida números aproximados por racionais. Após a apresentação de cada método de planificação, os participantes construirão os modelos concretos correspondentes.

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OF5: Construção de Superfícies com a Técnica de Papietã

Equações de curvas na forma paramétrica, equações de superfícies na foram implícita. Comandos do software MAPLE V para traçados de curvas. É muito interessante poder contar com modelos concretos como recurso didático, principalmente para ilustrar aulas que envolvem superfícies. Esses modelos, por serem tridimensionais, trazem o aperfeiçoamento da visão geométrica. Essa Oficina propõe a construção de modelos concretos que representam superfícies, utilizando a técnica artística de papietã. Os participantes terão a oportunidade de experimentar cada etapa da construção desde a construção dos moldes até a arte final dos modelos. Serão apresentada, também, a utilização dos modelos na Geometria Analítica, no Cálculo e na Geometria Diferencial.A construção dos modelos valoriza o conhecimento matemático e utiliza recursos computacionais, contando também com a criatividade, visando a obtenção de objetos que se aproximem ao máximo da realidade, numa bela integração da Matemática com a Arte.

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OF6: Construção de modelo de sólido com área de seções planas paralelas conhecida

Cálculo de volume de sólido com seções planas paralelas de área conhecida. Comandos do Maple V: traçado de curvas e polígonos no plano. Serão apresentadas as teorias relativas ao cálculo de volume de sólido com seções planas paralelas de área conhecida e à construção das seções planas dos modelos com utilização do software MAPLE V. Em seguida cada participante receberá as seções planas previamente traçadas no Maple V, placas de isopor e material necessário para conclusão da técnica de construção do modelo. O processo de construção do sólido será assessorado pela artista plástica.

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OF7:Isometrias do plano e construção de modelos concretos com superfícies cilíndricas circulares e parabólicas

A construção de uma superfície cilíndrica pode ser feita modelando, sem distorcer, um material considerado plano como papel, cartolina, acetato ou outro material similar, baseando-se na geratriz. Apesar da facilidade de construção de uma superfície cilíndrica, para construir modelos que envolvem mais de uma dessas superfícies, é importante conhecer as equações das curvas de interseção e as parametrizações das superfícies envolvidas que são isometrias com o plano. Essa oficina apresenta isometrias do plano com algumas superfícies cilíndricas e as parametrizações no plano das curvas de interseção. Desse modo, cortes podem ser efetuados no material plano que após modelagem, proporcionam encaixes perfeitos para montagem de modelos concretos no espaço físico tridimensional. Serão vistos conceitos de curvas e superfícies parametrizadas, função comprimento de arco e a noção intuitiva de isometria entre superfícies, sem os aprofundamentos de Geometria Diferencial com os coeficientes da 1ª forma quadrática.Será apresentado o método de construção dos modelos: Dois cilindros circulares retos que se intersectam e sólido limitado cujas seções paralelas são quadrados; dois cilindros circulares oblíquos que se intersectam e sólido limitado cujas seções paralelas são losangos; superfície cilíndrica parabólica e planos que se intersectam limitando o sólido no 1º octante; duas superfícies cilíndricas parabólicas e planos que se intersectam limitando o sólido no 1º octante. 
Será apresentada, também, a utilização dos modelos no cálculo de volume usando integral dupla. Os participantes terão a oportunidade de construir modelos concretos, utilizando acetato e papel e de ver a utilização dos modelos. Para viabilizar essa construção, as curvas serão impressas previamente.

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OF8: Construção de modelos para o estudo de áreas de figuras planas e aplicações.

A partir da axiomatização da área do quadrado de lado com medida igual a uma unidade de comprimento pode-se estabelecer fórmulas para o cálculo das áreas de outros polígonos. Esta oficina apresenta esse resultado com modelos concretos construídos com material de pequena espessura. Os participantes, utilizando os conhecimentos de áreas trabalhados, terão oportunidade de construir modelos concretos para demonstrar e ou, ilustrar propriedades geométricas e algébricas, tais como: Teorema de Pitágoras., Teorema de Tales., Teorema da bissetriz interna., As relações métricas em um triângulo retângulo., Produtos notáveis: quadrado da soma, quadrado da diferença e produto da soma pela diferença.

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OF9: Construção de modelos para o estudo de volumes de prismas e aplicações.

Utilizando a noção intuitiva de que o volume de um sólido é a quantidade de espaço por ele ocupado, axiomatizaremos o volume de um cubo de aresta medindo uma unidade de comprimento e em seguida deduziremos as fórmulas dos volumes de um cubo qualquer, de um bloco retangular e de um prima. Esta oficina apresenta esses resultados com modelos concretos construídos com materiais de fácil aquisição. Os participantes, utilizando os conhecimentos de volumes trabalhados, terão oportunidade de construir modelos concretos para demonstrar propriedades algébricas elementares, tais como: Cubo da soma., Cubo da diferença, Diferença de cubos.

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OF10: Problemas de Geometria em Análise Combinatória

Resolução de cerca de 30 problemas de geometria como descritos acima, introduzindo os conceitos fundamentais de técnicas de contagem, a saber: Princípio Multiplicativo, Permutações Simples, Permutações Circulares,Combinações Simples e o Princípio da Inclusão-Exclusão.Serão mostrados os Poliedros de Platão, confeccionados com canudos plásticos, de modo a verificar a contagem do número de diagonais e compreensão do número de modos de pintar cada um deles e de outros poliedros.

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OF11: Jogos no Ensino da Matemática

Nesta oficina apresentaremos como os jogos podem ser usados como recurso pedagógico no ensino da matemática, especialmente quanto aos cuidados que devem ser tomados, qual deve ser o preparo do professor, na perspectiva da resolução de problemas. Toda a teoria será abordada a partir da utilização dos jogos xadrez chinês, traverse, dominó das quatro cores e pentaminó.

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OF12:Formulando Problemas em Análise Combinatória

Nesta oficina pretendemos explorar uma investigação desenvolvida na turma da PUC-Rio que fez parte do projeto Melhoria do Ensino de Matemática do Rio de Janeiro (apoio SBM/FAPERJ). Partindo da premissa de que aprender matemática é fazer matemática, ou seja, ensinar matemática é desenvolver a habilidade de modelar e resolver problemas, buscamos responder às questões: os professores têm esta habilidade desenvolvida? Se colocam como matemáticos diante de questões não-matemáticas (problemas da realidade) buscando modela-las? Sabem identificar e formular bons problemas que possam ser generalizados por problemas literais e vice-versa?Para nos aproximarmos de respostas para estas questões exploramos seis belos problemas do livro Análise Combinatória e Probabilidade (MORGADO, 1991). Com estes problemas os professores foram estimulados a: investigar e discutir diferentes estratégias de solução, aprofundando os conhecimentos de Análise Combinatória, buscar associações com outros campos do conhecimento matemático e enunciar novos problemas envolvendo os mesmos conceitos e as mesmas estratégias de resolução. Os resultados mostraram que, para aquele grupo de professores, podemos responder negativamente às três questões propostas. Os professores se mostraram muito presos a exemplos comumente encontradas em livros-texto e a noção de que resolver problemas é simplesmente aplicar uma fórmula, além de não perceberem a beleza e a riqueza do raciocínio combinatório. Concluímos que professores de matemática precisam compreender que aprender é resolver problemas e, a partir desta postura, precisam desenvolver competências para formular problemas, saber identificar aplicações matemáticas em situações diversas e saber alimentar os alunos com informações, dados, procedimentos, que auxiliem a resolução de problemas.Considerando a relevância desta experiência, a inquietude provocada pelos resultados e a necessidade de avançar nas discussões sobre formação de professores, pretendemos, nesta oficina, problematizar esta experiência com outros professores e licenciandos. Além de reproduzir um exemplo do experimento, pretendemos evidenciar que problematizar implica promover um ambiente de discussão, de troca de propostas e de experiências matemáticas anteriores, na busca conjunta da modelagem de uma situação.

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OF13: A matemática no Ensino Médio por meio de atividades interdisciplinares Biologia e Matemática.

Problemas que envolvem a metabolização de drogas lícitas e ilícitas podem ser modelados e daí muitas conclusões podem ser retiradas, que são de grande interesse dos alunos.

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OF14:Estatística para Todos

Introdução ao raciocínio estatístico O papel da Estatística no desenvolvimento da cidadania Diferença entre um problema matemático , um problema estatístico e um problema probabilístico. Discussão sobre incerteza e variabilidade – exemplos práticos Apresentação de várias definições de probabilidade. Simulação de situações de probabilidade, em uma perspectiva freqüentista. Apresentação do tema Estimação. Tratamento do tema através de um exemplo prático de captura-recaptura, com a participação dos alunos. Apresentação do tema “Estatística Descritiva”. Tratamento de dados através de medidas resumo e através de gráficos. Será feita coleta de dados com o próprio grupo para análise. Sugestões de projetos a serem desenvolvidos em sala de aula, incluindo iniciativas de natureza interdisciplinar.

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OF15: Dízimas Periódicas e Calculadora

Representação decimal dos números reais. Decimais finitos e infinitos, periódicos ou não. Números racionais e irracionais. Questões conceituais e práticas relacionadas com as dízimas periódicas e suas geratrizes. Uso da calculadora.

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OF16: Oficina de Teoria dos Grafos

A teoria dos Grafos tem conhecido extraordinário progresso desde a 2a Guerra Mundial (como de resto toda a Matemática Discreta e Combinatória). Isso se deve, por um lado, à sua estreita ligação com problemas de comunicação, distribuição, gestão e tratamento digital da informação, típicos da segunda metade do século XX. Por outro lado, a evolução dos computadores e das ciências da computação propiciaram a abordagem prática de problemas até então apenas solúveis para instâncias pequenas.. Nesta oficina compacta trabalharemos com dois temas centrais da Teoria dos Grafos e de larga aplicação: Ciclos Eulerianos - Como desenhar sem tirar o lápis do papel. Problemas de dominação – Uma solução boa pode ser melhor do que a melhor solução ? Um bom computador resolve qualquer problema finito ? O trabalho será realizado através de atividades práticas e fichas de trabalho com problemas propostos.

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