CERTIFICADOS| TEXTOS | PROGRAMAÇÃO | LOCAL | CONTATOS | FOTOS | PÁGINA INICIAL

 

Mini-Cursos

 

  • História da Matemática
Título
Autor(es)
Código
Público
Vagas
Dia - hora
Breve história da álgebra abstrata.
Resumo/objetivo
Francisco César Polcino Milies M18 Aluno de Licenciatura ou Bacharelado ou Pós-Graduação 50
26(terça), 27(quarta) e 29(sexta)

08:00 às 10:00

           
  • II Encontro da RPM
Título
Autor(es)
Código
Público
Vagas
Dia - hora
O lúdico como motivação no ensino da Matemática no nível básico.
Resumo/objetivo
Ana Catarina P. Hellmeister M4 Prof. do Ensino Médio, Aluno de Licenciatura  60
(vagas
esgotadas)
 

27(quarta), 28(quinta) e 29(sexta)

10:00 às 12:00

 

O lúdico como motivação no ensino da Matemática no nível básico. Ana Catarina P. Hellmeister M4
(2a turma)
Prof. do Ensino Médio, Aluno de Licenciatura 60
27(quarta) e 28(quinta)

14:00 às 16:00

         
Mini-curso de Problemas da RPM
Resumo/objetivo
Élvia M Sallum e Sérgio Alves M19 Prof. do Ensino Médio, Aluno de Licenciatura  30
(vagas
esgotadas)
27(quarta), 28(quinta) e 29(sexta)

08:00 às 10:00
           
 
  • Informática na Matemática
Título
Autor(es)
Código
Público
Vagas
Dia - hora
Autovalores e autovetores: além de n=2
Resumo/objetivo
Carlos Tomei  M1 Prof. de Graduação, Aluno de Licenciatura ou Bacharelado  30
(vagas
esgotadas)
25(segunda), 27(quarta) e 28(quinta) 

16:00 às 18:00
           
Geometria, Modelagem Matemática e o Software Octave.
Resumo/objetivo
César Guilherme de Almeida e Carlos Alberto da Silva Junior  M5 Prof. de Ensino Médio, Aluno do Ensino Médio ou Licenciatura ou Bacharelado 20
(vagas esgotadas)
27(quarta) e 28(quinta) 

16:00 às 18:00
           
Informática e Jogos no Ensino da Matemática

Resumo/objetivo
Ermínia de Lourdes Campello Fanti/Aparecida Francisco da Silva  M6 Prof. do Ensino Médio, Aluno de Licenciatura ou Bacharelado 40
(vagas
esgotadas)
26(terça) e 27(quarta) 

08:00 às 10:00

         

O Cabri-Géomètre II aplicado às soluções dos problemas do pirata e dos rolimãs: conjecturas e extensões curiosas

Resumo/objetivo

Eurípides A. Silva e Marcos L. Lourenço   M7 Prof. do Ensino Médio ou Graduação, Aluno de Licenciatura ou Bacharelado  40  

26(terça) e 27(quarta) 

08:00 às 10:00

 

 
Aplicações educacionais com o Cabri Géomètre II: Caleidoscópios virtuais.
Resumo/objetivo
Marcos Luiz Lourenço M8 Prof. do Ensino Médio, Aluno de Licenciatura 30 25(segunda) e 27(quarta) 

16:00 às 18:00

         
Maple EDO e Modelos Matemáticos 
Resumo/objetivo
Maria Cristina Moreira Menezes, Márcia Barbosa de Menezes M9 Aluno de Licenciatura ou Bacharelado 30
(vagas esgotadas)
25(segunda) e 26(terça) 

10:00 às 12:00

         
Os três problemas clássicos dos gregos e a geometria dinâmica
Resumo/objetivo
João Bosco Pitombeira (PhD) M20 Prof. de Ensino Médio, Aluno de Licenciatura ou Bacharelado  30
(vagas esgotadas)
25(segunda), 27(quarta) e 28(quinta) 

16:00 às 18:00

         
Problemas de Tangência em Geometria
Resumo/objetivo
Luiz Carlos Guimarães, Franck Bellemain, Elizabeth Belfort  M21 Prof. do Ensino Médio ou Graduação, Aluno do Ensino Médio ou Graduação 30 27(quarta), 28(quinta) e 29(sexta)

14:00 às 16:00

         
A matemática na escola informatizada
Resumo/objetivo
Maria Alice Gravina  M22 Prof. do Ensino Médio e Fundamental 30
(vagas
esgotadas)

27(quarta), 28(quinta) e 29(sexta)

14:00 às 16:00

         
Tecnologia no Ensino da Matemática ou Ensino de Matemática para as Tecnologias?
Resumo/objetivo
Paulo Cezar Pinto Carvalho  M23 Prof. do Ensino Médio, Aluno de Licenciatura 50
(vagas esgotadas)
 27(quarta) e 28(quinta) 

16:00 às 18:00
           
Resolução de Equações com régua e compasso eletrônico com Cabri Géométre II.
Resumo/objetivo
Santos Richard Wieller Sanguino Bejarano M24 Prof. do Ensino Médio, Aluno de Licenciatura 23
27(quarta), 28(quinta) e 29(sexta)

16:00 às 18:00
           
A metodologia de Pogorelov para ensino de construções geométricas, revista com geometria dinâmica.
Resumo/objetivo
Yuriko Yamamoto Baldin M25 Prof. do Ensino Médio, Aluno de Licenciatura 30 27(quarta), 28(quinta) e 29(sexta)

10:00 às 12:00
           
 
  • Temas Interdisciplinares
Título
Autor(es)
Código
Público
Vagas
Dia - hora
Cálculo das Derivadas das Opções: Modelo de Black&Scholes
Resumo/objetivo
Raymundo José de Souza Torres  M12 Prof. de Graduação, Aluno de Licenciatura ou Bacharelado  40
27(quarta) e 28(quinta) 

16:00 às 18:00

         
Riscos Financeiros, Uma Descoberta.
Resumo/objetivo
Raymundo José de Souza Torres M13 Prof. do Ensino Médio, Aluno do Ensino Médio 40  28(quinta) e 29(sexta)

08:00 às 10:00

         
A importância da inter-relação existente entre a geometria e a Estruturas das Substancias Químicas.
Resumo/objetivo
Rita de Cássia Barbosa Arouca / Pedro Sarno M14 Prof. do Ensino Médio ou Graduação, Aluno do Ensino Médio ou ou Licenciatura ou Bacharelado  40  28(quinta) e 29(sexta)

10:00 às 12:00
           
Emaranhamento: dos Gatos de Schrödinger à Álgebra Multilinear. 
Resumo/objetivo
 Marcelo de O. Terra Cunha  M27  Estudantes do ciclo profissional de cursos de Ciências Exatas 50 27(quarta), 28(quinta) e 29(sexta)

14:00 às 16:00
           
Os quatro elementos (Fogo, Terra, Água e Ar) e a Matemática.
Resumo/objetivo
Pedro Luiz Aparecido Malagutti M28 Alunos no início da graduação  

100

26(terça), 27(quarta) e 28(quinta)

08:00 às 10:00

 

         
A geometria do globo terrestre.
Resumo/objetivo
 Sergio Alves  M29  Prof. do Ensino Médio, Aluno de Licenciatura  40 27(quarta), 28(quinta) e 29(sexta)

14:00 às 16:00
           
Entropia: Introdução a teoria Matemática da (des)informação.
Resumo/objetivo
Bernardo Nunes Borges de Lima, Gastão de Almeida Braga, Leandro Martins Cioletti e Marcelo de Oliveira Terra Cunha M40 Aluno de Graduação de Ciências exatas a partir do 40 período  100 26(terça), 27(quarta), 28(quinta) e 29(sexta)

08:00 às 10:00
           
A Harmonia da Álgebra ou a Álgebra da Harmonia. Uma Construção Axiomática da Música.
Resumo/objetivo
Marcos Oliveira de Pinho M41

Prof. de Graduação, Aluno de Graduação  ou Pós-Graduação (em Matemática, Física, Engenharia, Música)

40
(vagas esgotadas)
26(terça) e 27(quarta)

08:00 às 10:00
           
A Matemática da Escolha Social: Eleições Majoritárias e Divisões Proporcionais
Resumo/objetivo
Antônio César Jabuinski e Rogério Ricardo Steffenon M48 Prof. de Ensino Médio ou Graduação, Aluno de Ensino Médio ou Licenciatura ou Bacharelado 100 Todos os dias

10:00 às 12:00
           
 
  • Tópicos especiais de Matemática
Título
Autor(es)
Código
Público
Vagas
Dia - hora
Matemática para guias turísticos
Resumo/objetivo
Hemar Godinho M2 Aluno do Ensino Médio ou início Graduação 60 26(terça)

08:00 às 10:00 

         
Análise combinatória com utilização de modelos concretos.
Resumo/objetivo
José Fernandes Silva Andrade  M15 Prof. do Ensino Médio, Aluno do Ensino Médio  60
(vagas
esgotadas)
 28(quinta) e 29(sexta)

10:00 às 12:00

         
Resolução de Problemas Lineares pelo Método Gráfico
Resumo/objetivo
Kleyber Mota da Cunha 
e Isamara Carvalho Alves
M16 Aluno do Ensino Médio ou Licenciatura ou Bacharelado 15
(vagas esgotadas)
 28(quinta) e 29(sexta)

14:00 às 16:00

         
O Ensino da Matemática para deficientes visuais através do instrumento multiplano concreto e virtual.
Resumo/objetivo
Rubens Ferronato M17 Professores e Acadêmicos 30
(vagas
esgotadas)

 28(quinta) e 29(sexta)

10:00 às 12:00

         
Resolução de Equações Algébricas por Radicais.
Resumo/objetivo
Gervasio Gurgel Bastos M30 Prof. de Graduação, Aluno de Licenciatura ou Bacharelado 30
(vagas
esgotadas)
26(terça), 27(quarta)   e 28(quinta)

08:00 às 10:00
           
Ressonância: para além dos cursos de física.
Resumo/objetivo
Antônio Zumpano / Hamilton Bueno / Grey Ercole M31 Aluno de Bacharelado 40 27(quarta), 28(quinta) e 29(sexta)

14:00 às 16:00
           
Geometrias Não Euclideanas, exemplos.
Resumo/objetivo
Celso M. Doria M32 Aluno de Licenciatura ou Bacharelado ou Pós-Graduação 40
(vagas
esgotadas)
26(terça), 27(quarta)  e 28(quinta)

08:00 às 10:00
           
Teoria de deformação e geometria enumerativa
Resumo/objetivo
Dan Avritzer M33 Aluno de  Bacharelado ou Pós-Graduação 30 25(segunda), 26(terça) e 27(quarta) 

10:00 às 12:00
           
Frações Contínuas: algumas propriedades e aplicações
Resumo/objetivo
Eliana Xavier Linhares de Andrade e Cleonice Fátima Bracciali M34 Alunos de 3º e 4º anos de graduação 30 27(quarta), 28(quinta) e 29(sexta)

14:00 às 16:00
           
Quatro cores e Matemática
Resumo/objetivo
João Carlos Vieira Sampaio  M35 Prof. de Ensino Médio, Aluno de Licenciatura ou Bacharelado 60 26(terça), 27(quarta)  e 28(quinta)

08:00 às 10:00
           
Álgebra Universal Aplicada: Novas Construções em Teoria de Módulos
Resumo/objetivo
José Carlos Cifuentes e Heily Wagner  M36 Aluno de  Bacharelado ou Pós-Graduação 50 25(segunda), 26(terça) e 27(quarta) 

10:00 às 12:00
           
O Teorema de Burnside e Aplicações
Resumo/objetivo
José Plínio de Oliveira Santos/Eduardo Bôvo  M37 Aluno de final de Graduação ou Início de Pós-Graduação 60 25(segunda), 26(terça) e 27(quarta) 

10:00 às 12:00

         
Uma introdução sucinta à teoria dos grafos
Resumo/objetivo
Paulo Feofiloff, Yoshiko Wakabayashi,Yoshiharu Kohayakawa  M38 Prof. de Ensino Médio, Aluno de Ensino Médio ou Graduação ou Pós-Graduação em Computação 60 27(quarta), 28(quinta) e 29(sexta)

14:00 às 16:00
           
Aspectos topológicos na arte concreta
Resumo/objetivo
Ton Marar M39 Alunos interessados na classificação topológica das superfícies e algum interesse em arte abstrata 60  27(quarta)  e 28(quinta)

14:00 às 16:00

           
Matemática do Ensino Médio e Olimpíadas Científicas: Uma Experiência no ensino Público
Resumo/objetivo
Adán José Corcho Fernandez, Krerley Irraciel Martins Oliveira M42 60 26(terça), 27(quarta), 28(quinta) e 29(sexta)

08:00 às 10:00
           
Professor, por que isto é verdade? (As demonstrações na Matemática: importância e técnicas)
Resumo/objetivo
Daniel Cordeiro de Morais Filho e Marco Aurélio Soares Souto M43 Prof. de Ensino Médio, Aluno de Ensino Médio ou Licenciatura ou Bacharelado 40
(vagas
esgotadas)

26(terça), 27(quarta), 28(quinta) e 29(sexta)

10:00 às 12:00
           
Controle Ótimo de Sistema Lineares: Uma Breve Introdução.
Resumo/objetivo
Geraldo Nunes Silva (UNESP) e Antonio Leitao (UFSC) M44 Aluno de Licenciatura ou Bacharelado em Matemática ou Áreas Afins 50 26(terça), 27(quarta), 28(quinta) e 29(sexta)

10:00 às 12:00
           
Uma Introdução a Teoria dos Jogos
Resumo/objetivo
Gilmar Garbugio, Brígida Alexandre Sartini, Humberto José Bortolossi, Polyane Alves Santos e Larissa Santana Barreto  M45 Professor ou Aluno dos Cursos de Matemática, Economia e Estatística. 40
(vagas
esgotadas)
26(terça), 27(quarta), 28(quinta) e 29(sexta)

08:00 às 10:00
           
Uma contribuição da matemática chinesa: o método da área para demonstrações automáticas de teoremas em geometria plana afim.
Resumo/objetivo
Humberto José Bortolossi e Maria Lídia Coco Terra M47 Prof. de Ensino Médio ou Graduação, Aluno do Ensino Médio ou Licenciatura ou Bacharelado 40 27(quarta), 28(quinta) e 29(sexta)

14:00 às 16:00

 

           
Introdução às Equações Diferenciais Parciais através da Discretização.

Resumo/objetivo
Armando G. M. Neves M49 Aluno de Pós-Graduação ou Graduação de Matemática, Física ou Engenharia (que tenham feito um curso introdutório de Equações Diferenciais Ordinárias)  50 Todos os dias

10:00 às 12:00
           
Leis de Conservação e Aplicações ao Trânsito em Vias Urbanas.
Resumo/objetivo
Cesar de Souza Eschenazi/ Arthur Vicentini M50 Aluno  da área de Ciências Exatas e Engenharia 20 Todos os dias

10:00 às 12:00
           
Áreas, Volumes e Eqüidecomponibilidade.
Resumo/objetivo
Eliezer Batista M51 Prof. de Ensino Médio, Aluno de Licenciatura ou Bacharelado 25 Todos os dias

10:00 às 12:00
           
Como e porque transformar retas em círculos e vice versa: a inversão e construções geométricas.
Resumo/objetivo
Michel Spira M52 Prof. de Ensino Médio, Aluno de Ensino Médio ou Licenciatura ou Bacharelado 100 Todos os dias

10:00 às 12:00
           
Métodos não convencionais para resolução de problemas de geometria Euclidiana plana.
Resumo/objetivo
Valdenberg Araújo da Silva M53 Prof. de Ensino Médio, Aluno de Ensino Médio ou Licenciatura ou Bacharelado 60
(vagas esgotadas)
Todos os dias

10:00 às 12:00
           
A Construção dos Números Reais no Ensino Fundamental e Médio
Resumo/objetivo

Cydara Cavedon Ripoll M54 Prof. de Ensino Fundamental e Médio, Prof. de Licenciatura, Aluno de Licenciatura  60 25(segunda),  27(quarta) e 28(quinta)

16:00 às 18:00
           

Seqüências recorrentes: aspectos analíticos e aritméticos
Resumo/objetivo

Carlos Gustavo T. de Moreira

M55

Aluno de Ensino Médio e Graduação, Prof. de Ensino Médio.

60

26(terça) e 27(quarta) 

08:00 às 10:00

         

Lagrangian/Augmented Lagrangian Methods and Applications to Decomposition of Large Scale Problems.
Resumo/objetivo

Jonas Koko

M57

Aluno de  Graduação ou Pós-Graduação, Professores

60

28(quinta) e 29(sexta)
 
 08:00 às 10:00

           
 
  • Laboratório
Título
Autor(es)
Código
Público
Vagas
Dia - hora
Coletânea de Modelos Concretos de Laboratório de Ensino de Matemática
Resumo/objetivo
Participantes do Projeto Apoio a Atividades de Laboratório de Ensino de Matemática da UFBA M10 Prof. do Ensino Médio, Aluno do Ensino Médio ou Licenciatura 50
 28(quinta) e 29(sexta)

08:00 às 10:00

         
Explorando o geoplano
Resumo/objetivo
Rosa Maria Machado M11 Prof. do Ensino Médio 25 25(segunda) e 26(terça) 

10:00 às 12:00
           
Comparação de ensino matemática no Brasil, Rússia e outros paises
Resumo/objetivo
Andre Toom M26 Geral 40 26(terça), 27(quarta)     e 28(quinta)

08:00 às 10:00